sexta-feira, 14 de maio de 2010

Take Five

O papo hoje é sobre "Take Five", standard do jazz, originalmente gravada pelo Dave Brubeck Quartet. Ao contrário do que muitos pensam, essa música não é do pianista Dave Brubeck e sim do seu saxofonista Paul Desmond, que Dave conheceu servindo na segunda guerra mundial, que bom que os dois saíram vivos e inteiros de lá, pois do contrário não conheceriamos esse belo blues composto em compasso 5/4.
Take Five foi regravada inumeras vezes pelos mais diversos artistas, recebendo inclusive algumas versões de King Tubby num trabalho junto com os Aggrovators e Osbourne Ruddock.
Desmond e Brubeck tiveram longa carreira de parcerias que lhes rendería muitas boas composições como: "Blues Rondo a la Turk" e "The Duck". O estilo cool de tocar sax alto de Desmond se adequava bem ao peso das notas de Brubeck e as batidas sincopadas do estilo de jazz ao qual eles pertenciam, designado west coast jazz, criando um clima relaxado e tranquilo, que era o oposto do hard bop, estilo desenvolvido na costa leste dos EUA, onde as composições eram tocadas de uma forma frenética, gerando um clima tenso. Desmond ainda trabalhou intensamente em apresentações de um dos guitarristas de jazz que eu mais curto, Jim Hall, mas isso já é papo pra outro dia... Por hora vamos fica só de Take Five e suas várias versões, o que já é muita coisa.
Vale destacar também as impressionantes versões ao vivo de Al Jarreau e George Benson, realmente de tirar o fôlego.
Ta esperando o que? Escolhe sua versão favorita aí e som na caixa...









Nenhum comentário:

Postar um comentário