sábado, 29 de maio de 2010

Bill Laswell

Um dos produtores de dub que eu mais gosto é o norte-americano Bill Laswell que além de produtor é um ótimo baixista. Conheci o som dele quando eu comprei um disco por curiosidade, achei a capa legal e vi que se tratava de dub, o disco era "RadioAxion - A Dub Transmission" de Bill junto com o também baixista Jah Wobble. Achei o disco simplesmente foda, com baixos grooveados e de muito peso, metais muito bem tocados e cheios de delay, percursões bem encaixadas, enfim, uma coisa que realmente me agradou. Procurei mais sobre o cara e descobri o disco "Imaginary Cuba", que foi feito gravando sons de artistas de rua cubanos e o material levado pros EUA onde foi produzido por Laswell, nas faixas pode-se ouvir até mesmo batucadas com colheres além das tradiconais percusões de congo cubano, tudo feito no mais puro sentimento e improviso. Após descobrir mais essa pérola eu percebi que ainda haviam coisas a serem trazidas para a luz, duas coisas, dois discos onde Bill desconstroi as obras de dois monstros da música, as gravações da fase fusion de Miles Davis (1969-1974) e os standards do rei do reggae, Bob Marley. O de Miles é pesado, tenso e sombrio como são os originais e o do Bob traz versões dub relaxantes num estilo mais ambient, de faixas como Waiting in Vain e Burnin' and Lootin', já inúmeras vezes remixadas e remasterizadas mas feito ali de uma forma bem autêntica e original. Fugindo de formulas tradicionais, Bill Laswell ajuda a adicionar novos contornos as obras desses dois craques da música, respeitando o legado mas inovando de várias formas.
Dito tudo isso, acredito que é hora de ir pra audição.















Nenhum comentário:

Postar um comentário