quinta-feira, 6 de maio de 2010

Donato do Mau

Muita gente já deve ter ouvido João Donato, excelente pianista marcado por seus belos arranjos e parcerias de peso, que o tornou um dos maiores divulgadores da Bossa Nova fora de nossas fronteiras, mas poucas pessoas conhecem a fase mais "obscura" do artista.
Por volta de 1969, Donato residia nos EUA e estava prestes a lançar mais uma bolacha. Era esperada uma obra que seguisse a linha do álbum "Piano of João Donato: The new sound of Brazil", de 1965, ou das grandes parcerias com Chet Baker, Herbie Man, João Gilberto. Mas Donato tinha outras idéias em mente, àquela altura do fim da década de 60 e início de 70 o que mais despertava seu interesse e admiração eram as impressionantes apresentações de Jimi Hendrix e Carlos Santana. Com o terreno fértil para experimentações e uma incessante busca por novos caminhos que aquela época representava por tudo o que vinha acontecendo no mundo, o músico decide rumar para um disco nada ortodoxo do ponto de vista dos críticos. Em 1970 o álbum "Bad Donato" é lançado, com fortes influências caribenhas, de soul, funk, e com uma atitude que não se pode deixar de chamar de Rock and Roll. O álbum trazia em suas faixas arranjos pesados, se comparado aos outros discos do artista. Percussões que parecem levar as músicas a um ponto de transe, metais ditando um clima tenso, batidas quebradas, muito groove, e uma boa dose de psicodelia no manejo dos teclados em releituras de algumas faixas clássicas, como "A rã" e "Cadê Jodel". Assim, a surpreendente obra de João Donato se colocava ao lado de Miles Davis e seu inovador "Bitches Brew", também de 1970. Estes álbuns viriam a ser os fundadores do que se chamaria posteriormente de fusion.
A princípio o álbum não foi bem recebido pela crítica, como era de se esperar, mas não há nada como o tempo para fazer justiça. Hoje "A Bad Donato" é considerado um dos discos mais inovadores não só da música brasileira, mas da música em geral, inspirando bandas e artistas como Björk, Nação Zumbi, Planet Hemp e muitos outros.
"A Bad Donato" teve a fantástica colaboração do também brasileiro Eumir Deodato nos arranjos, além de Dom Um Romão, Bud Shank e mais um time só de feras que...vou confessar, nem lembro dos nomes agora. Essa parceria com Deodato iria render ainda muito "pano pra manga", sendo lançado em 1973 o álbum "Donato/Deodato". Esse, infelizmente, nunca saiu no Brasil.

Não costumo, nem gosto de fazer isso, mas devido a dificuldade de comprar essa obra e até mesmo de achar um simples videozinho no youtube, optei por liberar o link de download do disco aqui, mas que fique claro que não tenho nenhum lucro com isso, portanto, não estou cometendo nenhum crime.

http://rapidshare.com/files/10735481/joao_donato.rar.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário