sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Portishead


Depois de um longo hiato, estou de volta ao Blasfêmias & Injúrias. Não há coincidência entre o fato de que estou desempregado e o post de hoje. Falarei sobre o "Portishead". 

Essa sensacional banda britânica de Trip-hop se formou, inusitadamente, numa fila de agência de empregos na cidade de Bristol, em 1991, quando Beth Gibbons - que até então cantava em pubs - e o Dj e produtor Geoff Barrow se uniram para iniciar o projeto. Posteriormente, o guitarrista de jazz Adrian Utley veio a consolidar o trio de vez.
.
Usando de samplers, batidas eletrônicas, e belos timbres de guitarra, aliados a voz envolvente de Gibbons, o Portishead traz uma sonoridade singular, e carregada de sensualidade. Percebe-se, nitidamente, a forte influência do jazz nas composições do trio, e em alguns casos como na canção "Western Eyes", uma mãozinha Jobiniana.

O trio lançou 3 discos de estúdio: "Dummy" (1994), "Portishead" (1997), e "Third" (2008). Também vale muito a pena conferir o disco e o vídeo ao vivo, chamado "Roseland NYC Live" (1998), este trazendo musicas dos dois primeiros discos, com belíssimos arranjos para cordas, executadas junto a Filarmônica de Nova York. Sem dúvidas, um álbum indispensável para os fãs da banda.

Espero que gostem. Portishead é o som perfeito para namorar ou, simplesmente, olhar pela janela enquanto gotas de chuva caem do céu.










Nenhum comentário:

Postar um comentário